-Universidade
Aberta do Brasil
Universidade
de Brasília
Instituto
de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à
Distância
Estágio
Supervisionado em Música
Estagiária: Conceição da Fonseca Marques
Instituição
de atuação:
Escola Municipal Professora Lena Leão
Nome
do/a professor/Diretora; Daniele
Pereira Sousa
Série:
Turmas em que fará o Estágio supervisionado:4
, 3ºA, 4ºB
Estágio
Supervisionado em Música-4
Projeto
de Estágio
1 Tema do Projeto.
Brincando e se divertindo com as
Cantigas de Roda
2. Introdução
A escola
realizarei o meu estágio-4,chama-se Escola Professora Lena Leão. Situada na Rua
PB 21,Quadra 19,Lote S/Nº no bairro Parque Brasília, na Cidade de
Anápolis Goiás. A diretora chama-se Daniela Pereira. Ao observar a escola,
percebemos que é uma escola que foi construída a poucos anos em 2003.com área
ampla, a escola foi construída no centro do terreno com os muros bem altos. A
escola há somente 5 salas de aula, uma cozinha, um refeitório, uma sala dos
Professores, uma Secretaria, Laboratório de informática. A escola atende alunos
de 5º ao9 do ensino fundamental matutino e vespertino. No 5º ano há 29 alunos, no 6º 38,alunos nos sétimo 23
alunos, já no oitavo com 35 alunos, e no nono com 29 alunos. O quadro de
funcionários em atividades são 20, contando com professores e a equipe de
limpeza. A escola é simples, com algumas paredes ainda sem pinturas. A escola
foi construída no centro do terreno, onde é fácil visualizar em torno da
escola.
Ao entrar
na sala para observação fui tratada com muita educação pela diretora que ,já
havia comunicado ao professor de percussão do projeto Mais educação programa
coordenado pelo Governo Federal, que eu iria nesta aula para observar a forma
que ele ministrava a aula de percussão. A escola recebeu do governo Federal,
todos os instrumentos de percussão a serem usados em uma banda. Observamos a
euforia dos alunos ao depararem com tantos instrumentos musicais como são
crianças correram para pegar os instrumentos e é claro começaram a tocar
.Observamos que o professor ficou um pouco apreensivo devido a euforia dos
alunos tocando de qualquer jeito e fazendo muito barulho, mais no final tudo
saiu bem!
Lendo o texto de Mateiro percebemos a
importância de observarmos atentamente o que acontece em nosso redor
atentamente. Segundo a autora é através da observação que o aluno será capaz de
reconhecer e analisar fenômenos, podendo assim expor problemas e verificar soluções.
Lendo o texto no âmbito da pesquisa científica ,segundo Mateiro ,a
observação é uma técnica primordial mais utilizada para o desenvolvimento das investigações
qualitativas encontradas dentro dos diversos recursos técnicos da coleta de
dados como estudo de caso nas pesquisas de campo entrevistas e outras. Mateiro
propõe neste texto descrever e
ressaltando os tipos de observação que
com certeza nos orientará em nosso projeto e a forma de realizarmos as nossas
observações´. A observação é utilizada para recolher informações e analisar
todos os fatos, fenômenos e ambientes, e para uma boa observação é necessário
definir o campo a ser observado e traçar objetivos para determinar as
estratégias a serem utilizadas.
3- Conteúdo
Programático
Iremos trabalhar com músicas de Roda
O cravo brigou com a Roda
Escravo de Jó, com jogos de copos
Escatumbareribê, do grupo Lenga La lenga
Samba Lê Lê ta doente
4- Fundamentação Teórica
Sabemos que a criança se comunica através dos gestos, movimentos
corporais, e as formas básicas como andar, correr, dançar. Percebemos o quanto
a música é essencial, pode colaborar na educação das crianças dos adolescentes.
A música tem o poder de transformar a criança.
O meu projeto está fundamentado
no Modelo (T)EC(L)A de (Keith Swanwick-2003), “Ensinando Música Musicalmente
T-
Técnica (manipulação de instrumentos, notação, audição)
E- Execução (Tocar, cantar)
C-
Composição (Improvisação, criação
L- Literatura (História da música)
A – Apreciação ( reconhecimento de forma
,estilos, tonalidade, graus)
Baseado em Lucy Green vivenciar a música do
aluno, ouvir as crianças aproveitar a musicalidade de cada um. Segundo a autora
“aula de música tem que haver música”.
LOPES, Tânia Mara Vaz Meleiro, Musicalização
(2007),Londrina-Paraná Brasil.
O método usado pela autora visa auxiliar o
professor neste processo, visto que ,na maioria das vezes, os livros de
musicalização trazem ótimos conteúdos, mas raramente encontra -se algum, que
seja exclusivamente direcionado ao aluno, com desenhos, imagens e numa
linguagem acessível á criança .
SWANWICK Keith
. Padrões de altura e ritmo são materiais a partir dos quais constroem-se os
gestos 1999; Swanwick; Taylor, 1982).
FRANÇA,
Cecília Cavalieri. Sozinha eu não danço, não canto, não toco.
Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n.
1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172
MATEIRO,T.CARDOSO,A.P.
Os relatórios de Estágio no âmbito da
pesquisa,
da prática de ensino e da formação dos professores de música.
Revista
DAPesquisa, online, 2004a.Disponível em www.udesc.br/ceart.
Nenhum comentário:
Postar um comentário