sábado, 13 de setembro de 2014

Projeto Estágio- 4 1ª versão




-Universidade Aberta do Brasil                                                                    
Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música

Estagiária: Conceição da Fonseca Marques
Instituição de atuação: Escola Municipal Professora Lena Leão
Nome do/a professor/Diretora; Daniele Pereira Sousa  
Série:  Turmas em que fará o Estágio supervisionado:4 ,  3ºA, 4ºB
Estágio Supervisionado em Música-4

Projeto de Estágio

1 Tema do Projeto.   
Brincando e se divertindo com as Cantigas de Roda

2.
Introdução
           A escola realizarei o meu estágio-4,chama-se Escola Professora Lena Leão. Situada na Rua PB 21,Quadra 19,Lote S/Nº no bairro  Parque Brasília, na Cidade de Anápolis Goiás. A diretora chama-se Daniela Pereira. Ao observar a escola, percebemos que é uma escola que foi construída a poucos anos em 2003.com área ampla, a escola foi construída no centro do terreno com os muros bem altos. A escola há somente 5 salas de aula, uma cozinha, um refeitório, uma sala dos Professores, uma Secretaria, Laboratório de informática. A escola atende alunos de 5º ao9 do ensino fundamental matutino e vespertino. No 5º ano  há 29 alunos, no 6º 38,alunos nos sétimo 23 alunos, já no oitavo com 35 alunos, e no nono com 29 alunos. O quadro de funcionários em atividades são 20, contando com professores e a equipe de limpeza. A escola é simples, com algumas paredes ainda sem pinturas. A escola foi construída no centro do terreno, onde é fácil visualizar em torno da escola.
          Ao entrar na sala para observação fui tratada com muita educação pela diretora que ,já havia comunicado ao professor de percussão do projeto Mais educação programa coordenado pelo Governo Federal, que eu iria nesta aula para observar a forma que ele ministrava a aula de percussão. A escola recebeu do governo Federal, todos os instrumentos de percussão a serem usados em uma banda. Observamos a euforia dos alunos ao depararem com tantos instrumentos musicais como são crianças correram para pegar os instrumentos e é claro começaram a tocar .Observamos que o professor ficou um pouco apreensivo devido a euforia dos alunos tocando de qualquer jeito e fazendo muito barulho, mais no final tudo saiu bem!
           Lendo o texto de Mateiro percebemos a importância de observarmos atentamente o que acontece em nosso redor atentamente. Segundo a autora é através da observação que o aluno será capaz de reconhecer e analisar fenômenos, podendo assim expor problemas e verificar  soluções.
           Lendo o texto no âmbito da pesquisa científica ,segundo Mateiro ,a observação é uma técnica primordial mais utilizada  para o desenvolvimento das investigações qualitativas encontradas dentro dos diversos recursos técnicos da coleta de dados como estudo de caso nas pesquisas de campo entrevistas e outras. Mateiro propõe  neste texto descrever e ressaltando  os tipos de observação que com certeza nos orientará em nosso projeto e a forma de realizarmos as nossas observações´. A observação é utilizada para recolher informações e analisar todos os fatos, fenômenos e ambientes, e para uma boa observação é necessário definir o campo a ser observado e traçar objetivos para determinar as estratégias a serem utilizadas.

3-  Conteúdo  Programático
Iremos trabalhar com músicas de Roda
O cravo brigou com a Roda
Escravo de Jó, com jogos de copos
Escatumbareribê, do grupo  Lenga La lenga
Samba Lê Lê ta doente

4- Fundamentação Teórica
        Sabemos que a criança se comunica através dos gestos, movimentos corporais, e as formas básicas como andar, correr, dançar. Percebemos o quanto a música é essencial, pode colaborar na educação das crianças dos adolescentes. A música tem o poder de transformar a criança.
          O meu projeto está fundamentado no Modelo (T)EC(L)A de (Keith Swanwick-2003), “Ensinando Música Musicalmente
 T- Técnica (manipulação de instrumentos, notação, audição)
E- Execução (Tocar, cantar)
C-  Composição (Improvisação, criação
L- Literatura (História da música)
A – Apreciação ( reconhecimento de forma ,estilos, tonalidade, graus)
Baseado em Lucy Green vivenciar a música do aluno, ouvir as crianças aproveitar a musicalidade de cada um. Segundo a autora “aula de música tem que haver música”.
LOPES, Tânia Mara Vaz Meleiro, Musicalização (2007),Londrina-Paraná Brasil.
O método usado pela autora visa auxiliar o professor neste processo, visto que ,na maioria das vezes, os livros de musicalização trazem ótimos conteúdos, mas raramente encontra -se algum, que seja exclusivamente direcionado ao aluno, com desenhos, imagens e numa linguagem acessível á criança .
SWANWICK Keith . Padrões de altura e ritmo são materiais a partir dos quais constroem-se os gestos 1999; Swanwick; Taylor, 1982).

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Sozinha eu não danço, não canto, não toco.
Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

MATEIRO,T.CARDOSO,A.P. Os relatórios de Estágio no âmbito da
pesquisa, da prática de ensino e da formação dos professores de música.
Revista DAPesquisa, online, 2004a.Disponível em www.udesc.br/ceart.


 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário