sábado, 8 de outubro de 2011

Pesquiza sobre Valter Smetak


UNIVERSIDADE     ABERTA   DO   BRASIL    -UAB
CURSO   DE GRADUAÇÃO   A   DISTÂNCIA  NA   UNB.

       Ao fazer uma viagem pela internet, visitando alguns museus em vários países, me deparei com um senhor que me chamou a atenção por seu talento, sua garra, sua influência na música. Descobri que temos algo em comum: ele toca violoncelo e eu estou prendendo a tocar. Sou apaixonada por esse instrumento.
     A minha pesquisa será sobre a vida e obra de Valter Smetak.  Nasceu na Suíça em 1913 e viveu no Brasil a partir de 1937. É compositor, escritor, escultor de instrumentos musicais. Artistas como Tom Zé, Gilberto Gil, Caetano, Marcos Antônio foram influenciados por ele.
    Estudou em internatos rígidos. O pai o encorajava a seguir a carreira musical e tocar cítara. Anos depois escolheu tocar piano. Mas depois de um acidente com as mãos e muitas desavenças com o pai, Smetak; passou a dedicar-se ao violoncelo. Em 1929 ingressou no conservatório de Zurique. De lá ele continuava seus estudos na Academia de Musica e Arte Dramática – Mozarteumn na Austrália.
    Ele desmontava o piano e o violoncelo para observar as vibrações das cordas e das teclas. Começou a frequentar oficinas de Lutier, para matar sua curiosidade pelas vibrações, pela natureza da música, e com isso começou a faltar às aulas do conservatório.
    Alguns anos depois consagrou- se como um bom violinista, participando de orquestras e fazendo solos em Zurique. Mas a fama na década de 30 veio junto com a guerra  Ao ser confundido com um alemão nazista, chegou a ser agredido na rua e com esse episódio, ele aceitou o convite de Grusk, seu professor de violoncelo e vieram para o Brasil. Valter tocou em boates no Rio, no famoso cassino da Urca, e chegou a integrar a orquestra de Carmen Miranda. Nas horas vagas, era Lutier.
    Esse visionário europeu filho de uma cigana chegou ao Brasil e tornou-se professor de  violoncelo na atual Universidade Federal da Bahia- UFBA. Aqui se deparou com riqueza cultural e religiosa da região .Compôs treze peças para piano e três para violoncelo de cordas isso na década de 50, que viriam a ser executadas nas rádios de Zurique.
          No Brasil Valter inventou um instrumento chamado “Vina”, que deu o que falar. Também criou a ronda e os três sóis. Com o fim do grupo sexteto de violões, e o fracasso fonográfico do LP Smetak , ele volta a aprofundar no esoterismo e lança o livro” O retorno ao futuro “. Nessa época ele havia se separado da mulher, para viver com uma jovem belga. Com o retorno dela ao exterior, ele voltou a ficar e muito depressivo. Com ao passar do tempo foi perdendo a visão. No final da vida já não tinha onde morar foi ficando mais solitário e acabou morando de favor na casa de amigos. Quase cego, com enfisema pulmonar, morreu de infecção hospitalar.
    Valter está associado a um grupo chamado Avant music, com 61 músicos. Pesquisando algumas salas de exposição encontramos Exposição-Smetak Imprevisto. Apresenta a vida e obra do artista músico, compositor, escultor, pesquisador poeta escritor: 50 anos após a sua chagada á Bahia, seminário livre de música de UFBA de 1957 e 70 anos após sua chagada no Brasil
Foram apresentadas mais de cem obras plásticas do artista. Há um impressionante acervo deixado pelo artista, bem como o sabor de construir as cores as formas os timbres.
     Acervo em agosto de 2007. Dois livros foram publicados, 29 livros inéditos foram digitalizados. O acervo apresenta três únicas partituras e uma lista de composições cujas partituras estão desaparecidas. O acervo contém audiovisual, fotografias, filmes, clipping apresenta materiais extraídos dos arquivos da família Smetak que estão disponibilizados para consulta. Valter deixou coleção de 78 fitas de rolo com diversos sonoros, 45 fitas contendo gravações diretamente ligadas a sua produção composicional. As primeiras cópias digitadas do acervo foram realizadas na semana 3 a 11 de novembro de 2002. Vou terminar minha pesquisa deixando algumas  frases de Valter Smetak ( 1913-1984):  O sentido do trabalho não está no trabalho, como muitos pensam. Está na criação do trabalho, no despertar das ideias, na formação das ideias. Está maiúscula no despertar da criança para ela conhecer e mais tarde reconhecer o mundo e  a si mesma.
Os endereços encontrados foram Nas páginas HOME PGE
* Natura; (Biografia; disponível em :  http://www.waltersmetak.com/index/biocrono.htm
Acessado em 08 de outubro de 2011, ás 21:27.).

* Lima, Júlia;( Linha do tempo e invenção musical; disponível em: http://www.waltersmetak.com, acessado em 18 de setembro de 2011, ás 16:30).



2 comentários:

  1. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL -UAB
    CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NA -UNB

    Meu texto da unidade 2 : Discutindo os textos.
    Sabemos que a educação é o melhor caminho para a transformação da sociedade. Com isso grandes grupos econômicos dispostos a ganhar dinheiro estão investindo na implantação tecnológica telemática de alta velocidade, para conectar alunos e professores.
    Qual é o objetivo dessas empresas, é ter cada classe conectada à internet. Ensinar e aprender, os maiores desafios que em toda época enfrentamos. Há uma preocupação muito grande com o ensino de qualidade, mais do que com a educação de qualidade segundo o autor.
    São diferentes os conceitos de ensino e educação. No ensino várias atividades didáticas que ajudam os alunos a compreender áreas específicas do conhecimento, são organizadas. Enquanto na educação o foco já é diferente, além de ensinar e ajudar a interagir ensinam a vida. Educar é ajudar a integrar em todas as dimensões da vida.
    Segundo Masetto, “educar é colaborar para que o professor e alunos nas escolas e organizações transformem suas vidas em processo permanente de aprendizagem”.
    Por ser muito caro o ensino de qualidade pode ser pago por poucos, e esta é uma realidade que está estampada diante dos nossos olhos, e que ainda vai demorar em ser solucionado. Observando outros problemas salas com excesso de alunos com infraestrutura inadequada muitos alunos que só querem o diploma e não ligam em aprender.
    *O ensino está voltado para o lucro fácil.
    *Uma metodologia de pouca criatividade
    * Mais marketing do que mudanças. Essas são alguns problemas enfrentados nas escolas de todo país.
    Todos querem mudanças, na educação, mais elas dependem: de educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas abertas que saibam dialogar, motivar. As mudanças também dependem de termos administradores, diretores e coordenadores atentos, e que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico. Mais as mudanças também dependem dos alunos, quando são motivados facilitam o processo, eles aprendem e ensinam, e ajudam ,estimulam efetivamente os filhos. Segundo o autor “O conhecimento não é fragmentado mal independente interligado. “Conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.
    Há alguns problemas no uso da internet na educação. Por haver confusão nas informações e conhecimento. Na formação os dados estão organizados dentro de uma lógica, de códigos, enquanto o conhecimento cria-se, e constrói-se. Alguns não aceitam facilmente essas mudanças na forma de ensinar e de aprender, e até alguns professores também.
    O texto a evolução da informática Educativa. Cada vez mais o computador faz parte da vida das pessoas, nas atividades profissionais, onde quer que estejamos o computador está presente. O computador pode ser empregado como um excelente recurso pedagógico e o Software educativo como um material da informação. O computador pode desempenhar um papel significativo no espaço escolar, mas é bom lembrarmos que nem todos tem se rendido a este instrumento tecnológico. Devemos observar que o software educativo não pode isolar a criança do contexto educador á sala de aula. A comunicação entre os professores e os alunos ainda são indispensáveis.

    ResponderExcluir
  2. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL -UAB
    CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNB
    Já ouvi as músicas e os vídeos, achei muito interessantes. Não tinha ouvido esse tipo de música antes, más gostei da criatividade do grupo Nação Zumbi. As músicas são muito barulhentas, devido aos instrumentos usados, mas o grupo têm uma criatividade de impressionar. O ritmo é muito envolvente. Gilberto Gil é fantástico. O vídeo “Buraco no muro,” já tinha ouvido falar, más ao vê-lo fiquei impressionada com a criatividade desse empresário e a forma simples que ele encontrou para fazer essa experiência que deu certo. Eu acho que mudou tudo na vida daquelas crianças, elas conheceram outra realidade de vida. Mas no terceiro tópico eu ainda tenho dúvidas. Não conheço muitos programas por isso tenho dificuldade em responder .Através de e-mail e nos sites de relacionamentos que comunico com meus colegas e amigos.

    ResponderExcluir