domingo, 16 de novembro de 2014

ESM-4 - Reflexões e Fotos


ESTÁGIO-4



   Esta semana concluímos o nosso projeto,   que foi um sucesso ,devido as orientações da nossa tutora Jordana, e termos fundamentado  o nosso projeto   com autores espetaculares como Swanwick, Dalcroze, Lucy Green.
Segundo Swanwick, É fundamental unir atividades de execução, apreciação e criação para que os alunos se desenvolvam artisticamente”. Nossa metodologia  foram desenvolvidas   no modelo T.E.C.L.A (Swanwick-2003) .Para Keith Swanwick: “O essencial é respeitar o estágio em que cada aluno se encontra. Tendo isso em mente, é preciso seguir três princípios. Primeiro, preocupar-se com a capacidade da criança de entender o que é proposto. Depois, observar o que ela traz de sua realidade, as coisas com que também pode contribuir. Por fim, tornar o ensino fluente, como se fosse uma conversa entre estudantes e professor. Isso se faz muito mais demonstrando os sons do que com o uso de notações musicais”.
                 De acordo com Lucy Green, aula de música tem que haver música, com certeza não faltou música em nosso projeto, pois trabalhamos  com várias músicas cantigas de roda do nosso folclore brasileiro, e muitas  brincadeiras.
 Dalcroze, onde o ritmo é fundamental. Trabalhamos muito com percussão corporal, onde em cada música desenvolvemos coreografias, as crianças cantavam batendo palmas, estalos de dedos, batidas de pé no chão marcando o tempo. Percussão corporal, introdução do corpo no ensino musical: Dalcroze desenvolveu a rítmica como uma pedagogia fundamentada no movimento físico. As crianças adoraram cantar fazendo percussão corporal. Sem sombra de dúvidas, as aulas foram inesquecíveis!!

Domingo, 9 de novembro de 2014

Relatório e Reflexões


             Este relatório são das minhas penúltimas aulas! Que pena !! Nestas duas penúltimas aulas  e fizemos  uma demonstração do vídeo do grupo  Barbatuques, usando o corpo como instrumentos musicais, cantando a música “Samba Lê Lê tá doente”, ás crianças simplesmente adorarão.
                    Foram lindas as aulas ,ficamos muito feliz em ver a alegria das crianças em cantar, dançar, e realizar coreografia da música Samba Lê Lê tá doente. as crianças realizaram a coreografia que  ensinamos, fazendo expressão corporal, fazendo  a coreografia marcando o ritmo da música, nos fazendo lembrar das teorias de Dalcroze,  que visa o ritmo como elemento musical mais forte, e enfatiza a necessidade  dos alunos vivenciar a música através do acompanhamento corporal. Desenvolvemos o nosso  trabalho com  a teoria de Lucy Green ,quando diz que "devemos vivenciar a música do aluno". Isto tenho explorado em nossas aulas, e as crianças sempre estão dispostas a cantar dançar, realizar  as coreografias.                           
                O interessante é quando a criança aprende a coreografia e fica tentando ensinar para o outro coleguinha, e fica todo orgulhoso por ensinar. Isto é fantástico !! De acordo com  Swanwick (2003,)  a imitação dos outros é necessária, seja do professor ou de colegas e aprender  sempre em grupo. O meu foco é trabalhar com as crianças  utilizando  a música, a percussão corporal e a prática vocal.  Como a motivação em sala de aula é um dado importante na relação ensino e aprendizagem , tento em todas as minhas aulas motivar os alunos a trabalhar a percussão corporal.
               Sabemos que o corpo se manifesta de várias maneiras com a música corporal, e isto tenho vivenciado juntamente com meus alunos em nossas aulas.
Debate e reflexões da disciplina de Estágio Supervisionado em Música 4 do Curso de Licenciatura em Educação Musical pela Universidade de Brasília UAB 3 Polo Anápolis.  Com os colegas Jesus, Flávia, Manoel, Eu, Fábio, Marcelo, Lorna, e o nosso Tutor Eduardo.

http://youtu.be/gL3YzALvdCk-

Este link é do vídeo do nosso encontro

sábado, 13 de setembro de 2014

Projeto Estágio- 4 1ª versão


1 Tema do Projeto.   

Brincando e se divertindo com as Cantigas de Roda

2. Introdução 


           A escola realizarei o meu estágio-4,chama-se Escola Professora Lena Leão. Situada na Rua PB 21,Quadra 19,Lote S/Nº no bairro  Parque Brasília, na Cidade de Anápolis Goiás. A diretora chama-se Daniela Pereira. Ao observar a escola, percebemos que é uma escola que foi construída a poucos anos em 2003.com área ampla, a escola foi construída no centro do terreno com os muros bem altos. A escola há somente 5 salas de aula, uma cozinha, um refeitório, uma sala dos Professores, uma Secretaria, Laboratório de informática. A escola atende alunos de 5º ao9 do ensino fundamental matutino e vespertino. No 5º ano  há 29 alunos, no 6º 38,alunos nos sétimo 23 alunos, já no oitavo com 35 alunos, e no nono com 29 alunos. O quadro de funcionários em atividades são 20, contando com professores e a equipe de limpeza. A escola é simples, com algumas paredes ainda sem pinturas. A escola foi construída no centro do terreno, onde é fácil visualizar em torno da escola.
          Ao entrar na sala para observação fui tratada com muita educação pela diretora que ,já havia comunicado ao professor de percussão do projeto Mais educação programa coordenado pelo Governo Federal, que eu iria nesta aula para observar a forma que ele ministrava a aula de percussão. A escola recebeu do governo Federal, todos os instrumentos de percussão a serem usados em uma banda. Observamos a euforia dos alunos ao depararem com tantos instrumentos musicais como são crianças correram para pegar os instrumentos e é claro começaram a tocar .Observamos que o professor ficou um pouco apreensivo devido a euforia dos alunos tocando de qualquer jeito e fazendo muito barulho, mais no final tudo saiu bem!
           Lendo o texto de Mateiro percebemos a importância de observarmos atentamente o que acontece em nosso redor atentamente. Segundo a autora é através da observação que o aluno será capaz de reconhecer e analisar fenômenos, podendo assim expor problemas e verificar  soluções.
           Lendo o texto no âmbito da pesquisa científica ,segundo Mateiro ,a observação é uma técnica primordial mais utilizada  para o desenvolvimento das investigações qualitativas encontradas dentro dos diversos recursos técnicos da coleta de dados como estudo de caso nas pesquisas de campo entrevistas e outras. Mateiro propõe  neste texto descrever e ressaltando  os tipos de observação que com certeza nos orientará em nosso projeto e a forma de realizarmos as nossas observações´. A observação é utilizada para recolher informações e analisar todos os fatos, fenômenos e ambientes, e para uma boa observação é necessário definir o campo a ser observado e traçar objetivos para determinar as estratégias a serem utilizadas.
3-  Conteúdo  Programático
Iremos trabalhar com músicas de Roda
O cravo brigou com a Roda
Escravo de Jó, com jogos de copos
Escatumbareribê, do grupo  Lenga La lenga
Samba Lê Lê ta doente 

4- Fundamentação Teórica

        Sabemos que a criança se comunica através dos gestos, movimentos corporais, e as formas básicas como andar, correr, dançar. Percebemos o quanto a música é essencial, pode colaborar na educação das crianças dos adolescentes. A música tem o poder de transformar a criança.
          O meu projeto está fundamentado no Modelo (T)EC(L)A de (Keith Swanwick-2003), “Ensinando Música Musicalmente

 T- Técnica (manipulação de instrumentos, notação, audição)
E- Execução (Tocar, cantar)
C-  Composição (Improvisação, criação
L- Literatura (História da música)
A – Apreciação ( reconhecimento de forma ,estilos, tonalidade, graus)
Baseado em Lucy Green vivenciar a música do aluno, ouvir as crianças aproveitar a musicalidade de cada um. Segundo a autora “aula de música tem que haver música”.
LOPES, Tânia Mara Vaz Meleiro, Musicalização (2007),Londrina-Paraná Brasil.
O método usado pela autora visa auxiliar o professor neste processo, visto que ,na maioria das vezes, os livros de musicalização trazem ótimos conteúdos, mas raramente encontra -se algum, que seja exclusivamente direcionado ao aluno, com desenhos, imagens e numa linguagem acessível á criança .
SWANWICK Keith . Padrões de altura e ritmo são materiais a partir dos quais constroem-se os gestos 1999; Swanwick; Taylor, 1982).
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Sozinha eu não danço, não canto, não toco.
Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172
MATEIRO,T.CARDOSO,A.P. Os relatórios de Estágio no âmbito da
pesquisa, da prática de ensino e da formação dos professores de música.
Revista DA Pesquisa, online, 2004a.Disponível em www.udesc.br/ceart.



                      No nosso encontro estamos discutindo com os colegas acerca das nossas práticas pedagógicas. Cada um dos colegas comentaram o sucesso as dificuldades, as frustrações , a falta de estrutura da escola a falta de interesse da direção das escolas onde estão realizando  os seus  projetos .Trabalhamos algumas músicas de cantiga de roda, logo após as crianças assistiram o vídeo da música escravos de Jó, em seguida brincamos com o jogo dos copos com a música escravos de Jó . Distribuímos  alguns instrumentos para eles tocarem e foi a maior festa ,todos tocaram em cada instrumentos .
                    A minha proposta aqui é trabalhar o som e suas qualidades, como timbre  como eles estavam tocando vários instrumentos foi perfeito para que eles diferenciassem os sons de cada instrumentos. Trabalhando a intensidade do som observando o som forte e fraco, piano , de todos os instrumentos . Trabalhamos também a duração do sons de cada instrumento que eles estavam tocando como a flauta doce, e o tamborim por exemplo.  Trabalhamos também   a altura  do som, observando qual instrumento tinha o som grave e qual tinha o som agudo. Trabalhamos a motivação dos  alunos utilizando o modelo T.E.C.L.A (Técnica, Execução, Composição, Literatura e Apreciação, onde eles puderam assistirem os vídeos das músicas que iríamos trabalhar.
               Observamos que na teoria de Swanwick é baseada na livre experiência de materiais sonoros, por meios de instrumentos, ou não, por meio de sons do corpo, tendo como alicerce o estímulo, com a convivência  com a música diariamente dentro dos padrões culturais e também extras culturais, sempre respeitando o universo cultural e afetivo da criança.


 

 O link,do nosso encontro,e reflexões


Estas são algumas fotos da   minha atuação  durante estas 8 semanas de ESM-4  -17 nov-2014


            
 
 As Alunas brincando Escravos de Jó
 Nesta foto as crianças estão jogando a brincadeira de "Pedra Azul"Muito divertida !
 Cantando Samba Lè Lê
 Jogo Pedra Azul,onde o vencedor canta uma música e ganha prêmios
 Samba Lê Lê, e a baixo brincadeira de roda.
 Aqui as crianças com os instrumentos musicais
 Nesta foto a Carol esta tocando flauta
 Nesta foto as crianças estão tocando samba Le Lê

Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário