domingo, 9 de novembro de 2014

Relatório e Reflexões



      Relatório e Reflexões

             Este relatório são das minhas penúltimas aulas! Que pena !! Nestas duas penúltimas aulas  e fizemos  uma demonstração do vídeo do grupo  Barbatuques, usando o corpo como instrumentos musicais, cantando a música “Samba Lê Lê tá doente”, ás crianças simplesmente adorarão.
                    Foram lindas as aulas ,ficamos muito feliz em ver a alegria das crianças em cantar, dançar, e realizar coreografia da música Samba Lê Lê tá doente. as crianças realizaram a coreografia que  ensinamos, fazendo expressão corporal, fazendo  a coreografia marcando o ritmo da música, nos fazendo lembrar das teorias de Dalcroze,  que visa o ritmo como elemento musical mais forte, e enfatiza a necessidade  dos alunos vivenciar a música através do acompanhamento corporal. Desenvolvemos o nosso  trabalho com  a teoria de Lucy Green ,quando diz que "devemos vivenciar a música do aluno". Isto tenho explorado em nossas aulas, e as crianças sempre estão dispostas a cantar dançar, realizar  as coreografias.                           
                O interessante é quando a criança aprende a coreografia e fica tentando ensinar para o outro coleguinha, e fica todo orgulhoso por ensinar. Isto é fantástico !! De acordo com  Swanwick (2003,)  a imitação dos outros é necessária, seja do professor ou de colegas e aprender  sempre em grupo. O meu foco é trabalhar com as crianças  utilizando  a música, a percussão corporal e a prática vocal.  Como a motivação em sala de aula é um dado importante na relação ensino e aprendizagem , tento em todas as minhas aulas motivar os alunos a trabalhar a percussão corporal.
               Sabemos que o corpo se manifesta de várias maneiras com a música corporal, e isto tenho vivenciado juntamente com meus alunos em nossas aulas.

Debate e reflexões da disciplina de Estágio Supervisionado em Música 4 do Curso de Licenciatura em Educação Musical pela Universidade de Brasília UAB 3 Polo Anápolis.  Com os colegas Jesus, Flávia, Manoel, Eu, Fábio, Marcelo, Lorna, e o nosso Tutor Eduardo.




 

 O link,do nosso encontro,e reflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário