Relatório e Reflexões
Este relatório são das minhas
penúltimas aulas! Que pena !! Nestas duas penúltimas aulas e fizemos
uma demonstração do vídeo do grupo
Barbatuques, usando o corpo como instrumentos musicais, cantando a
música “Samba Lê Lê tá doente”, ás crianças simplesmente adorarão.
Foram lindas as aulas
,ficamos muito feliz em ver a alegria das crianças em cantar, dançar, e
realizar coreografia da música Samba Lê Lê tá doente. as crianças realizaram a
coreografia que ensinamos, fazendo
expressão corporal, fazendo a
coreografia marcando o ritmo da música, nos fazendo lembrar das teorias de
Dalcroze, que visa o ritmo como elemento
musical mais forte, e enfatiza a necessidade dos alunos vivenciar a
música através do acompanhamento corporal. Desenvolvemos o nosso trabalho com
a teoria de Lucy Green ,quando diz que "devemos vivenciar a música
do aluno". Isto tenho explorado em nossas aulas, e as crianças sempre
estão dispostas a cantar dançar, realizar
as coreografias.
O interessante é quando a
criança aprende a coreografia e fica tentando ensinar para o outro coleguinha,
e fica todo orgulhoso por ensinar. Isto é fantástico !! De acordo com Swanwick (2003,) a imitação dos outros é necessária, seja do
professor ou de colegas e aprender sempre em grupo. O meu
foco é trabalhar com as crianças
utilizando a música, a percussão corporal e a prática
vocal. Como a motivação em sala de aula
é um dado importante na relação ensino e aprendizagem , tento em todas as
minhas aulas motivar os alunos a trabalhar a percussão corporal.
Sabemos que o corpo se manifesta
de várias maneiras com a música corporal, e isto tenho vivenciado juntamente
com meus alunos em nossas aulas.
Debate e reflexões da disciplina de Estágio
Supervisionado em Música 4 do Curso de Licenciatura em Educação Musical pela
Universidade de Brasília UAB 3 Polo Anápolis. Com os colegas Jesus, Flávia,
Manoel, Eu, Fábio, Marcelo, Lorna, e o nosso Tutor Eduardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário